Blog

Humildes heróis sem créditos

Infantis

Fomos convocados pelo escritório Estação Design Gráfico para ajudá-los na aprovação de uma ilustração para capa do livro infantil “Timo e a fantástica dança das letras” da Editora Melhoramentos. Alguns ilustradores indicados pela editora já haviam passado pela tarefa sem êxito, desenvolvendo artes-finais coloridas que simplesmente não conseguiam a aprovação da diretoria da editora.

O estúdio Ilustranet entrou na tarefa sugerindo seu processo de trabalho: em vez de apresentar uma arte-final pronta, utilizar a aprovação por etapas, trazendo o cliente a trabalhar “junto” com o estúdio, apresentando rascunhos que iam sendo ajustados conforme as observações da editora e das designers da Estação.

 
infantil_timo_ilustranet
 

Através deste processo, a ilustração atingiu o resultado que a Editora esperava, promovendo a satisfação de todos os envolvidos. Bom, nem todos — foi uma surpresa quando recebemos o livro pronto e no crédito não estava impresso nem “Estúdio Ilustranet” nem o nome de nossa Maira, mas sim o nome de um dos ilustradores anteriores “não aprovados”. A explicação da editora foi que o miolo já tinha ido para impressão e a alteração dos responsáveis pela ilustração, mesmo depois deste esforço todo, passou despercebida.

Mesmo sabendo que o crédito específico é uma das cláusulas importantes em contrato, praticamos a política da boa-vizinhança e buscamos compreender que erros também podem acontecer do lado do cliente.

Levamos o ocorrido na esportiva — afinal, a satisfação de termos resolvido um problema para nosso cliente e para a editora foi bem maior que a sensação de termos virado humildes heróis sem créditos.

contato@ilustranet.com.br