Blog

 

 

5 dicas para contratar ilustradores

Artigos

Vários clientes chegam até nós contando experiências frustrantes que passaram anteriormente com alguns ilustradores e estúdios de ilustração (falta de profissionalismo, desrespeito à prazos, egos gigantescos, falta de vontade em ajudar, despreparo no atendimento etc etc). Por isso, resolvemos reunir algumas dicas para ajudar clientes a escolherem melhor os profissionais no ramo de ilustração evitando a frustração, o prejuízo e a perda de tempo resultantes de contratar o profissional errado.

 

ilustra_5dicas_peq2

 

Analise a organização e informações no site do ilustrador.
1A grande maioria dos clientes contratam ilustradores navegando pelos sites dos profissionais na internet e analisando as ilustrações/imagens. Para contratar um bom profissional, esta visita ao site tem que ir além das ilustrações. A análise do próprio site diz muito sobre o profissional e sua organização. Tente analisar a organização do site, a linguagem utilizada e a própria navegação.

 

Verifique a experiência, histórico e clientes atendidos pelo ilustrador.
2Parece óbvio mas muitos clientes, seduzidos pelo traço bacana e cores cativantes, acabam esquecendo de verificar estes pequenos detalhes. É sempre bom tentar saber, através do site, informações importantes sobre este ilustrador: qual sua formação, há quanto tempo está no mercado, qual sua linha de trabalho, quais os tipos de projetos participou. Analise se o porte de clientes que ele já atendeu é compatível com a necessidade de sua empresa. E compare se o histórico e experiência deste ilustrador ou estúdio é compatível com a responsabilidade do projeto que pretende passar a ele.

 

Veja a linguagem, estilo e traço que o ilustrador faz.
3É preciso escolher o tipo de ilustrador certo para o projeto certo. Existem ilustradores/estúdios especialistas (que são experts em um tipo de ilustração, por exemplo, ilustrações de medicina para livros ou mapas ilustrativos ou ilustrações para livros infantis) e existem ilustradores/estúdios generalistas (que cobrem diversos tipos e estilos de ilustrações). Então, é sempre importante entender, quando visitar o site de um ilustrador ou estúdio, qual o tipo de ilustrações, linguagens e traços que cada um faz — e escolher o tipo de ilustrador ou estúdio que tenha boa experiência profissional no tipo de ilustração que você precisa.

 

Leve em conta o tempo de retorno de sua solicitação de orçamento
4O tempo que o profissional leva para responder sua solicitação pode ser um bom indicador de perfil profissional. Um ilustrador ou estúdio que demora dois ou três dias para responder a um pedido de orçamento ou pedido de informações, normalmente se encaixa em um desses casos:

a) está com muitos projetos em andamento e não conseguirá dar a atenção que o cliente merece.
b) simplesmente não tem interesse no projeto e responde por mera obrigação.
c) não tem a organização/eficiência necessária para retornar sua solicitação de orçamento com rapidez — o que indica que talvez não tenha a organização/eficiência necessária para atendê-lo bem.

 

Analise a qualidade de retorno de sua solicitação de orçamento
5Além do tempo de retorno, é importante analisar a qualidade deste retorno. Um orçamento não são apenas valores. Seja bastante criterioso ao analisar o orçamento como um todo. A linguagem utilizada, a qualidade do conteúdo e a transparência das informações disponibilizadas em um orçamento dizem muito sobre cada profissional. Se o retorno de sua solicitação de orçamento for apenas um e-mail dizendo: “Esta ilustra dá para fazer por R$ 150,00″, desconfie.

 

Importante deixar claro que no mercado existem muitos profissionais bons — mas o cliente precisa saber sempre separar o joio do trigo e evitar ser seduzido apenas por um belo portfólio.

contato@ilustranet.com.br

[like]